Gustav Meyrink: “O Golem”.
Um livro de 1915
muito moderno no estilo, a voz do narrador ocupa lugares diferentes
quase que o tempo todo. Um pré anuncio
do expressionismo alemão. Inspirador
seguramente do filme “O Dr. Caligari” de 1920 e o “Golem” de Carl Boese e Paul Wegener e mito precedente até do Frankenstein.
https://youtu.be/FkNbj6jJkFw
Borges diz sobre o livro: ”Meyrink como Lewis Caroll sabe
que a ficção esta feita de sonhos que
encerram outros sonhos”.
Sobre o autor.
Meyrink nasceu em Viena em 1868, em 1902 (aos 24 anos) tentou
suicídio, no
momento derradeiro, alguém abandonou na sua porta um folheto titulado “A vida final” e isso o salvou.,
aos 36 escreveu “O Golem” imerso nos estudos cabalísticos e no budismo e nas tradições esotéricas.
O titulo.
O titulo faz referencia ao Golem embora, na realidade o
livro deveria se chamar: “Os sonhos de Athanasius Pernath”. A presença do Golem
apenas serve como fundo, introduzindo
ambiguidade e mistério ao enredo.
O Golem é uma lenda clássica da tradição judaica, uma figura
de barro que toma vida depois de receber o segredo nome de Deus de parte de um
cabalista, aqui no livro o Golem aparece nas ruas do gueto de Praga cada 33
anos, ele mora num quarto sem acessos onde só tem uma janela com grades.
O livro.
O romance começa com imagens livres e a narrativa vai se
construindo em um clima de sonhos e irrealidade.
Uma ponderação tirada da vida de Buda faz o protagonista
refletir: Buda sentia uma impressão quando um aluno seu o abandonava como algo
similar ao que ocorre quando um pássaro se aproxima de algo que parece um pedaço
de carne e se afasta ao perceber que na realidade era uma pedra.
O clima todo é de enigmas: o protagonista por momentos sente
que seu corpo realiza atos involuntários e por momentos assiste narrações e
cenas que indicam a presença viva do Golem. Por momentos se comporta como se
ele mesmo fosse o Golem.
O argumento é centrado na vida do protagonista: Athanasius
Pernath. Ele é um artesão de jóias, tem menos de 45 anos e para ajudar a
esquecer algo traumático seu passado ficou apagado depois de uma sessão de hipnotismo. A trama descreve suas
desavenças (vai preso) , seus amores e o dia a dia dos personagens do gueto judeu.
Pernath tem na figura
de Hillel um maestro espiritual . O
protagonista se apaixona por Miriam filha de Hilllel. Tem também no relato a
presença de Wassertrum, odiado pelo seu filho Charousek. Wassertrum envolve
o protagonista num delito que ele não
cometeu, a saída da cadeia e o reencontro com a realidade determinam o
destino do protagonista.
Sonhos que encerram outros sonhos.
O curioso da historia é a presença de outro Athanasius
Pernath o que produz um jogo de realidades paralelas que torna a narração
original.
Inclusive existe uma comparação muito interessante entre o
mundo interior do Pernath e o quarto onde morava o Golem, como se ele quisesse
olhar para dentro de si mesmo ao igual que teria vontade de olhar para dentro
do quarto do Golem.
Recursos literários.
Alem desse jogo de narradores que
assumem o relato uma das ferramentas da arte literária e abrir espaços para imagens
poéticas , aqui o autor faz uma comparação entre o vento agitando papeis e as
forças do destino -“Uma vez estive olhando numa praça como o vento fazia
que papeis corressem girando como loucos
se jurando a morte. Um momento mais tarde pareciam calmos. Me vem uma obscura
suspeita : que aconteceria se as coisas
da vida fossem semelhantes a esses papeis”.
Outra das ferramentas do autor foi a de inserir historias
paralelas fora do percurso central, aqui o caso: “A historia do advogado Dr
Hulbert e seu batalhão”.
A historia que interrompe o roteiro conta a historia do Dr Hulbert. Ele adorava sua bela esposa,
quando esta se apaixonou de um estudante que ele tinha acolhido, o Dr perdeu a cabeça
e virou mendigo. Começou a se juntar com outros moradores de rua e a
defendê-los graças a seu conhecimento das leis.
A turma que seguia a Hulbert ficou conhecida como “o batalhão” e quando o
Dr. morreu deixou como testamento a tarefa de dar um prato de sopa para cada
membro do seu grupo.
Também atravessam a narração central a historia do perverso
Dr Eaaory que enganava a seus pacientes tirando dinheiro com um falso
diagnostico. Quando foi descoberto cometeu suicídio.
Final.
Um conto fantástico com recursos narrativos avançados, no fundo uma historia lendária inserida num relato enigmático .
O “acaso” satisfazendo
seus mágicos anseios permitiu o encontro . Sinto-me grato por ter sido
apresentado ao Meyrink.
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